Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 19 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA PARA A INOVAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.02)
Curso: MESTRADO PROF EM PROP INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA P/ INOVAÇÃO/PROFNIT-POA - Porto Alegre
Código: POA-NIT008
Nome: PESQUISA TECNOLÓGICA: QUALITATIVA E QUANTITATIVA / ESTATÍSTICA APLICADA A PIETT
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Métodos e técnicas de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa. Métodos de análise qualitativa e análise de conteúdo. Análise léxica. Tipos e natureza das variáveis. Introdução à elaboração de instrumentos de medida. Estimação de intervalo e testes de hipóteses. Tipos e técnicas de amostragens. Desenvolvimento de escalas. Preparação dos dados e critérios de validação. Regressão linear simples e múltipla. Mineração de textos e sua análise covariante como componentes principais e outros. Análise exploratória dos dados: definição do problema. Organização dos dados. Visualização dos dados originais. Transformação/processamento dos dados: PCA: Análise de Componentes Principais. Covariância. A matriz de variância-covariância. Interpretação dos resultados. HCA: Análise Hierárquica de Agrupamentos. Interpretação dos resultados. PLS: Mínimos Quadrados Parciais. Interpretação dos resultados. Construção de modelos de classificação: Reconhecimento de padrões por SIMCA.
Referências: ANDRIOTTI, J. L. S. Fundamentos de Estatística e Geoestatística. Ed. UNISINOS, São Leopoldo, 165p. 2003. ANSELMO, Fabio Paceli (Coord.). Indicadores estaduais de ciência e tecnologia. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 2003. FOTHERINGHAM, A. S.; BRUNSDON. C.; CHARLTON, M. Quantitative Geography. Perspectives on Spatial Data Analysis. SAGE, London, 270p, 2000. HAIR, J. F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L.; BLACK, W.C. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 688p, 2009. ISBN 9788577804023 HÄRDLE, W. E SIMAR, L. Applied Multivariate Statistical Analysis , 2d edition, Springer. 2007 HARDLE, W. SIMAR, L. Applied Multivariate Statistical Analysis. Second Edition Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2007. ISBN 9783540722441 - SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). LATOUR, B. Reassemblingthe Social.Oxford. Univertity Press. Oxford. 2005. Manual do software a ser utilizado pelos alunos. MEYER, Paul L.Probabilidade Aplicações à Estatística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1978 MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Editora UFMG, Belo Horizonte, 295 p. 2005. ISBN 857041451x MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística Básica - Probabilidade. Volume 1,7.ed. São Paulo: Makron, 2000. MORETTIN, Luiz Gonzaga.Estatística Básica - Inferência. Volume 2, 7.ed. São Paulo: Makron, 2000. RICyT (RedIberoamérica de Indicadores de Ciência y Tecnologia). El Estado de La Ciência. Principales Indicadores Iberoamericanos Interamericanos, RiCyT, Buenos Aires. 2001 VIEIRA, Sonia. Estatística Experimental. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999. VIOTTI, Eduardo Baumgratz, MACEDO, Mariano de Matos (Orgs.). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas: UNICAMP, 2003. WESOLOWSKI, M.; SUCHACZ, B.; Classification of Rapeseed and Soybean Oils by Use of Unsupervised Pattern-Recognition Methods aqnd Neural Networks; Fresenius J. Anal. Chem.; 371; 323-330, 2001.

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