Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 19 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA PARA A INOVAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.02)
Curso: MESTRADO PROF EM PROP INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA P/ INOVAÇÃO/PROFNIT-POA - Porto Alegre
Código: POA-NIT004
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estrutura do trabalho científico. Conceituação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Ciência e Tecnologia e sociedade. Método científico. Conceituação, tipos e metodologia de pesquisa. Projeto de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e conseqüente potencial de inovação. Pesquisa em acervos físicos e virtuais: títulos, base de dados, periódicos, patentes, marcas, desenhos industriais. Sites de busca. Normas técnicas para formatação de trabalhos. Elaboração de artigos técnico-científicos, relatórios técnicos, manuais de operação, protocolos, e dissertação de mestrado. Noções de ética e discussão dos seus múltiplos usos na profissão, nas organizações e na sociedade. Inter-relacionamento da ética com ciência, tecnologia e inovação.
Referências: BERMAN, Paul. Thinking about programmed and adaptative implementation: matching strategies to situations. INGRAM, H.M. and MANN, D. (Eds.). Why policies succeed or fail. London: Sage,1980: 205-227. CORRALES, Javier. Aspectos políticos en la implementación de reformas educativas. Preal debates, no. 14. Preal, 1999. COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz. Política, instituições e estratégia de implementação. Elementos para a análise de políticas e projetos sociais. In: Gestão Social: o que há de novo? Carneiro, Carla B. L. e Costa, Bruno L. D. (orgs.) FJP/BNDES/PBH, 2004 KINGDON, John. Como chega a hora de uma idéia? SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006. MENY, Ives e THOENIG, Jean Claude. Las Políticas Públicas. Barcelona, Ariel, 1992. SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias sociedade e políticas públicas. Ano 8, nº 16, jul/dez 2006. SULBRANDT, José. Avaliação dos programas sociais: uma perspectiva crítica dos modelos usuais. KLIKSBERG, Bernardo (org). Pobreza: uma questão inadiável. Brasília: ENAP, 1994. TACHIZAWA, T. Como Fazer Monografias na Prática. 12a. edição. Editora Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2005.

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