Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 20 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE005
Nome: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Utilização de tecnologia na educação. Papel dos ambientes virtuais de aprendizagem. Ferramentas de comunicação síncronas e assíncrona. A utilização de objetos de aprendizagem e os repositórios. A aprendizagem colaborativa apoiada por computador.
Referências: Básicas: PALLOFF, Rena. M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço . Porto Alegre: Artmed, 2002. CARVALHO, Fábio C. Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que Educam : ensinar e aprender com tecnologias da informa ção e comunicação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância . Porto Alegre: Artmed, 2009. Complementares: CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação : economia, sociedade e cultura, vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CASTELLS, M. O poder da Identidade : a era da informação. vol. 2. São Paulo: Paz e Terra, 2000. CASTELLS, M. Fim de Milênio - A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, vol. 3. São Paulo: Paz e Terra , 2000. CLARK, R. C.; MAYER, R. E. e - Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. Pfeiffer. 2011. LÉVY, Pierre. Cibercultura . Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. LÉVY, Pierre; NEVES, Paulo. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digita l. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais : novas formas de construçã o de sentido. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. ROSINI, A. M. As Novas Tecnologias da Informação e A Educação A Distância . 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1 vrc4.8.6_20a