Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, 19 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (PORTO ALEGRE) (11.01.06.17.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO/PPIE-POA - Porto Alegre
Código: POA-MIE003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Tipos de trabalhos científicos. Noções gerais de metodologia da pesquisa: tema, problema, hipótese. Tipos de pesquisa: experimental, descritiva, documental. Tipos de análise: quantitativa e qualitativa. Relação da pesquisa e mundo do trabalho. Estruturação e elaboração de projetos.
Referências: Básicas: DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas, SP: Papirus, 2004. PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. Vol. 2. São Paulo: Edições Loyola, 2008. CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo o saber - metodologia científica – fundamentos e técnicas. 8.ed. Campinas: Papirus, 1998. Complementares: LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1996. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEYER, Dagmar Estermman; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-crítica em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. WAZLAWICK, Raul. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. São Paulo: Elsevier, 2009. ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigmerge-M2-host.inst1 vrc4.8.6_20a